O Auditório da Igreja Anglicana de Dapto projetada por Silvester Fuller é a primeira de uma nova geração de edifícios para a Paróquia Anglicana de Dapto. O design é uma reação à mudança funcional, ao direcionamento social da igreja e a sua relação com a comunidade.
Com a intenção de complementar a Capela de St. Luke, próxima ao local do projeto, o auditório oferece um espaço teatral para abrigar diferentes tipos de eventos. Não mais um lugar devotado exclusivamente para o culto de Domingo, a nova edificação da igreja dá apoio a diferentes tipos de eventos pela manhã, pela tarde e pela noite, 7 dias por semana, restaurando um amplo espectro da comunidade local.
A estratégia organizacional para o lugar envolveu a realocação do tráfego de veículos do perímetro do local, permitindo um centro completamente acessível para o pedestre. O novo auditório foi então colocado no lugar com intervenção mínima em relação aos edifícios existentes. Por essa razão o perímetro de implantação do novo auditório é delimitado pelos dois edifícios existentes: uma pré-escola e um hall de igreja. Locando o auditório entre essas duas instalações gerou-se a oportunidade de criar um eixo central, através do qual todos os espaços de eventos primários são acessados tanto no novo edifício quanto no existente.
Uma vez que o perímetro da nova edificação foi definido, os espaços de circulação foras cavados do volume, partindo do fluxo de pessoas das áreas de estacionamento para o edifício e subsequentemente dentro e em volta dos dois espaços primários: o auditório e o foyer. Essa subtração de massa define vazios que conectam esses espaços entre si e com a paisagem. Assim, os espaços de apoio secundários ocuparam os espaços restantes do sólido. Os requerimentos dos espaços individuais pediram por um equilíbrio delicado entre generosidade e intimidade, com alguns espaços abertos para a paisagem e outros completamente fechados a ela.
A face externa atende a duas condições: onde a massa primária foi retida a superfície da fachada é escura, em tom de terra e com textura áspera. Em contraste, as áreas do vazio subtraído são iluminadas, suaves e com texturas correspondentes a essas características, identificando as entradas do edifício e agindo como dispositivos de coleta. Uma vez dentro do edifício, a entrada para o auditório principal é um inverso do exterior, apresentando aberturas escuras embutidas que agem como portais direcionando ao teatro com 500 lugares. Este é uma caixa preta com foco único no palco. Há uma previsão a ser feita em uma etapa posterior de uma abertura que faça papel de iluminação natural localizada em cima do palco.
Um orçamento modesto demandou simplicidade construtiva combinada com claridade espacial e eficiência para produzir um edifício que é facilmente entendido quando separado de seu contexto. O novo edifício visa estabelecer uma nova direção e foco de design para a Paróquia e é encarado como uma fase de um plano diretor de crescimento.